NOTÍCIAS

13 de abril: Dia do Hino Nacional Brasileiro!

13/04/2015
Ensinar o Hino Nacional às crianças é uma das funções designadas às escolas e sabemos que, para aprender, não basta decorar: é preciso entender. No entanto, sabemos que a letra - composta por Duque Estrada para a melodia de Francisco Manuel da Silva - é muito rebuscada e isso dificulta o seu entendimento até mesmo para os adultos.

Afinal, o que é um "brado retumbante"? E por que o Brasil é "impávido colosso"? "Florão" é uma flor bem grande? E o que significam "garrida", "lábaro" e "clava forte"?

Para descobrir essas respostas, sugerimos a leitura do livro "Ouviram do Ipiranga", de Marcelo Duarte.

SINOPSE: Em um daqueles dias de arrumação, Beatriz recebe um presente do avô. É a batuta que pertenceu a Francisco Manuel da Silva, autor da música do Hino Nacional. Ao dizer as palavras mágicas "ouviram do Ipiranga" três vezes, a batuta ganha vida e conta à menina toda a história do hino.

Usando uma linguagem simples para a compreensão das crianças, o autor explora o significado de cada palavra do Hino Nacional e apresenta fatos históricos relacionados à criação da letra. No final da obra, o leitor encontrará, além da letra do Hino Nacional Brasileiro, o Hino da Independência, o Hino da Proclamação da República e também a biografia das personagens mencionadas na história.