NOTÍCIAS

Terra à vista!

22/04/2015
Quando Vasco da Gama retornou a Portugal, em 1499, após uma viagem de dois anos, Dom Manuel decidiu que era preciso fortalecer a amizade com os habitantes das Índias. Na verdade, ele pretendia estabelecer um comércio lucrativo com aqueles povos. Dessa forma, uma grande esquadra, composta por 13 navios, cerca de 1200 homens e comandada por Pedro Álvares Cabral, partiu de Portugal rumo às Índias. Cabral não era o único navegante experiente. Bartolomeu Dias, Duarte Pacheco Pereira, Sancho de Tovar, Nicolau Coelho e Pero Vaz de Caminha acompanharam-no nessa aventura que foi iniciada em 9 de março de 1500.

No dia 22 de abril do mesmo ano, a esquadra aportou nas costas do litoral brasileiro no local que hoje é conhecido como Porto Seguro. No dia 23 de abril, Nicolau Coelho e mais alguns tripulantes desembarcaram e, então, estabeleceu-se o primeiro contato entre os portugueses e os índios tupiniquins. Pero Vaz de Caminha, que era escrivão da esquadra de Cabral, registrou tudo o que observava para, depois, enviar uma carta ao rei de Portugal.

Como dica de leitura, indicamos "A carta de Pero Vaz de Caminha", pois ela proporciona informações interessantes sobre a chegada dos portugueses ao Brasil.

Trecho com referência no Material Didático do J. PIAGET.
5º ano - Volume I - História - páginas 26 e 27.