NOTÍCIAS

Inove em sua Vida Pessoal e Profissional utilizando o potencial criativo

20/03/2016

AUTOR: Joster Lopes, professor de Matemática - Fundamental II

 

Potencial criativo é a capacidade do ser humano em produzir, atuar sobre o meio e adequá-lo as suas necessidades. A criatividade é inerente ao ser humano, podendo ser utilizada tanto para fins benéficos quanto maléficos.   

Refletindo especificamente sobre o uso benéfico da criatividade, este pode trazer benefícios a uma empresa quando propicia a criação de produtos que aumentam o lucro. Em seu carreira trará benefícios na medida em que dá a oportunidade, de criar e desfrutar da melhor forma as oportunidades que surgem.

Existem alguns princípios, necessários para desenvolver o potencial criativo.

Tenha resiliência, que é a capacidade de sair fortalecido nos fracassos. Na história da humanidade as grandes descobertas, as mais belas sonatas, as mais belas poesias não surgiram na primeira tentativa. Exigiram sim, acertos, tentativas, reflexões.

Aprenda com os erros, eles não devem ser punitivos ou vistos como fracassos, o que desmotiva, mas sim uma oportunidade de reflexão e ação sobre as estratégias que não deram certo. Reveja a rota, corrija os erros cometidos e tente novamente.

Construa a atitude colaborativa, não conseguimos crescer sozinhos, precisamos do exemplo do outro, da troca de ideias e informações. Somos seres gregários, precisamos do grupo, precisamos relacionar com outras pessoas, para construir conhecimento e para criar.

Se jogue no mundo: assista filmes, leia de tudo e muito, ouça músicas, se relacione com pessoas, participe de palestras. Enfim, tenha contatos com diferentes pensamentos, e costure-os com os seus já formulados. Pensamentos diferentes, misturam, combinam, criam novas ideias.

Invista em seus estudos, estude muito, a criatividade precisa também do domínio técnico.

Não tenha medo do novo, a novidade a primeiro momento assusta, cria apreensão, mas precisamos de enfrenta-la, é neste enfrentamento que criamos, aprendemos e adequamos a nossa realidade.<