NOTÍCIAS

Alunos do Colégio Piaget Franca observam variações das cores dos objetos durante experiência em laboratório

03/06/2016

Aulas práticas fazem com que os alunos memorizem e entendam melhor o assunto estudado. Pensando nisso, professores do Colégio Piaget de Franca fizeram diferentes experimentos no laboratório. Lux versus Cor dos objetos foi um deles, onde os estudantes puderam observar as cores dos objetos de acordo com a iluminação, que variou entre vermelha, verde e azul.

Segundo o professor de Física, Índio, um objeto é visto pelo olho humano na cor da luz que ele se reflete. “Se ele é visto vermelho é porque ele reflete a luz vermelha até nossos olhos, já a luz branca é composta de todas as cores, por isso durante o dia vemos os objetos em sua cor original”, completou Índio.

Para fazer essa demonstração aos alunos, foi montado um dispositivo com lâmpadas nas cores vermelha, verde e azul, em uma sala totalmente escura. Com apenas uma lâmpada acesa, foram distribuídos alguns objetos, como carrinho, brinquedos, cata-vento, porta joias e alicate para que eles observassem as cores. Depois, com a luz branca acesa, a surpresa era geral, pois as cores mudavam completamente. Por exemplo, se a luz ligada fosse a vermelha, os objetos com cores azul e verde ficaram pretos, e assim com cada luz acesa.