NOTÍCIAS

Bílingue Piaget no Happy Thanksgiving!!!

24/11/2016
A manhã desta quinta-feira começou de maneira “graciosa” para os alunos do programa bilíngue do Colégio Piaget Franca. Através de um delicious feast (banquete delicioso), os alunos tipicamente vestidos com cocares e chapéus foram convidados a dar graças pelas conquistas, entender mais sobre a principal celebração norteamericana, e refletir sobre o real significado do Thanksgiving. Em meio a canções, oração de graças, e atividade característica que tem o peru como símbolo principal, o programa mais uma vez inova ao destacar festividades do hemisfério norte de uma maneira tradicional.
 
Durante toda a semana, os alunos foram imersos na cultura e história do feriado. Diversas atividades que envolvia a prática do novo vocabulário, contexto histórico e costumes específicos foram abordados nas salas de aula pelas quatro educadoras do programa.
 
Os alunos aprenderam que em meados de 1620, em torno de 102 passageiros deixaram a Inglaterra, em busca de uma nova terra onde pudessem praticar sua fé e viverem de maneira mais livre. Em um navio chamado Mayflower, os pilgrims (peregrinos) aportaram em terras estadunidenses com o objetivo de se estabelecerem no Novo Mundo. O inverno brusco foi o grande vilão daquele ano atingindo drasticamente a população. Dos 102, 46 passageiros não resistiram às baixas temperaturas e falta de alimentos. 
 
A esperança foi renovada com o auxílio de native americans, índios locais, que ensinaram os novos moradores da terra a plantar, caçar e cozinhar o que produziam na nova região. O resultado veio na abundância da colheita do ano seguinte. Os pilgrims restantes, juntamente com os habitantes locais, se reuniram em uma refeição farta, na qual agradeceram o sucesso da colheita do ano chamando-o de Thanksgiving.
 
O contexto histórico foi apenas o aperitivo desse almoço. Os alunos se deliciaram com as guloseimas cuidadosamente preparadas pela escola, e carinhosamente selecionadas por suas educadoras. Turkey (peru), mashed potatoes (purê de batatas), corn (milho), e pumpkin dessert (doce de abóbora) compuseram o cardápio tradicionalmente presente nas mesas norteamericanas na data festiva. A riqueza dos detalhes da festa e artigos de decoração típicos deram o caráter especial e transformaram a celebração de ação de graças em um tradicional sucesso.