Sistema de Ensino

Nosso Berçario

O Colégio Piaget Franca atende crianças a partir dos quatro meses com profissionais especializados, em um ambiente amoroso e acolhedor. Na Primeira Infância as turmas de Berçário possuem ambientes exclusivos e uma proposta educacional diferenciada, que envolve carinhosamente a rotina do bebê. Além de cuidados, ele recebe carinho no toque, no olhar, e no tom de voz, sentido-se amado e valorizado. Nosso compromisso é garantir um ambiente seguro, bem como passar tranquilidade para os pais que necessitam da escola.

Com carinho, a gente constrói o futuro!

 

     

     

 

Educação Infantil

Nosso grande objetivo é auxiliar crianças, a partir de 18 meses de idade, a desenvolver seu potencial dentro de um ritmo próprio, vivenciando os conceitos em atividades práticas e desabrochando um harmonioso e colaborativo relacionamento em grupo. Tudo isso em um ambiente agradável e sob a orientação de profissionais de alto nível.

 

MATERIAL DIDÁTICO INFANTIL

Os conteúdos eletrônicos iniciam-se desde o Maternal I e trazem questões desafiadoras que envolvem a criança de forma lúdica e prazerosa com histórias, músicas e adivinhas.

Para a primeira trajetória de descobertas e preparação para a leitura e escrita, foram criados personagens que acompanham o aluno no dia a dia, compartilhando, com ele, experiências, dúvidas, desejos e conquistas próprias de cada idade.

O material pedagógico, rico em atividades lúdicas e interativas, promove a identificação com os personagens e com as histórias que eles protagonizam, criando-se, assim, um clima propício e facilitador de aprendizagem.

 

ATIVIDADES DIFERENCIADAS

  • Música com instrumentos e canto coral
  • Ética e Filosofia
  • Arte
  • Educação física
  • Inglês

 

   

     

 

Ensino Fundamental I

 

Os alunos do Ensino Fundamental I passam por um período intenso de crescimento físico e intelectual. Têm muita curiosidade e necessiade de descobrir coisas novas. O nosso programa de Ensino proporciona um amabiente de aprendizado acolhedor, afetuoso e familiar, onde os alunos constroem conhecimentos de formas diversificadas.

O currículo dá continuidade às habilidades cognitivas e sociais adquiridas na Educação Infantil, complementando a base de conhecimento para sucesso em etapas posteriores. Os programas foram montados de forma a reconhecer diferenças de cada estudante em estilo e ritmo de aprendizado. A qualidade da formação proposta pelo Ensino Fundamental depende, da concepção de que as disciplinas do currículo não têm um fim em si mesmas. Entendemos que elas são um meio para que alunos aprendam de forma colaborativa a criar, dialogar, planejar e monitorar projetos de investigação, apropriando-se de estratégias de trabalho e de resolução de problemas. Por meio de diálogos constantes, os estudantes adquirem a capacidade de pensar sobre o próprio pensar, refletindo sobre as ações necessárias para planificar um ensaio e atingir uma meta.

 

          

        

Ensino Fundamental II

 O material do FTD Sistema de Ensino para esta fase considera as importantes mudanças físicas e psicológicas dos estudantes desta fase, e tem como foco dar continuidade à formação integral do aluno, intensificando o ritmo de estudos, ampliando suas competências e potencialidades preparando-o para os desafios do Ensino Médio.

No Ensino Fundamental II, os alunos fazem simulados bimestralmente, participam de projetos que fortalecem o vínculos de aluno e professor. Nosso ensino-aprendizagem possibilita que as crianças sejam co-participantes do processo de aquisição do conhecimento.

 

     

     

Ensino Médio

Os conteúdos e sua estrutura atendem ao aluno do Ensino Médio que atinge um nível superior de pensamento, caracterizado por uma crescente autonomia e rigor em seu raciocínio, e contribuem para o desenvolvimento de uma atitude inquisitiva. O material ainda conta com Materiais de Revisão,Todo Enem,Conjunto de Obras Literárias,Revisão de USP, UNESP e UNICAMP, que reúnem conteúdos especialmente organizados para sistematizar competências e consolidar habilidades, contribuindo para a preparação dos alunos para os vestibulares e outras provas da vida.

Os alunos do Ensino Médio tem a oportunidade de acelerar os resultados fazendo os simulados bimestralmente com a correção TRI.

 

   

Ensino Integral (Música, Jiu-Jitsu e Ballet)

O Integral é uma consequência da vida moderna. É por isso que nós desenvolvemos, com todo carinho, uma proposta socieducacional para os alunos do Berçário ao 9° ano que necessitam ficar o dia todo na escola. O aluno do Integral tem ainda acompanhamento pedagógico em todas as atividades e tarefas de casa no período inverso.

 

DANÇA NO COLÉGIO

A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, contribui também para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.

Dançar é muito mais do que puro divertimento. A execução de passos coreografados, repetidos dentro de um método e com orientação profissional, proporciona diversos benefícios para a saúde física e mental. Para as crianças então, a dança pode ativar e desenvolver capacidades positivas que lhe acompanharão pelo resto da vida.

A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar sua integração social. Musicalidade, ritmo e criatividade também estão entre os ganhos.

É uma atividade que exige concentração, pois as crianças aprendem a ter respeito por algumas regras da dança, assim como em qualquer outro esporte; desenvolvem a autoconfiança, porque, de certa forma, desafia o corpo e sociabiliza o contato com outras crianças.

 

GINGA PIAGET – CAPOEIRA

Sabemos que a dança, a música e a arte em qualquer medida estão presentes em nossa vida e na sociedade. Para o bem estar e a harmonia é preciso criar condições para que elas aconteçam.

O projeto capoeira “Ginga Piaget”, oferecido aos alunos de período integral vem resgatar a valorização do ser humano enquanto protagonista de sua história, possuindo normas de conduta que propiciam um maior entrosamento entre componentes, contribuindo para a formação do ser humano como um instrumento no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Considera-se que através da capoeira pode-se educar e estimular a coordenação motora com os movimentos, a criatividade, a flexibilidade, a percepção, a resistência, o autocontrole, a coragem e a segurança. Este projeto é a tentativa de proporcionar às crianças a liberdade de criar, recriar e reinventar a vida, construindo um espaço de socialização e acolhimento.

 

OBJETIVO GERAL

Oferecer aos alunos momentos de formação, desenvolvimento das habilidades e capacidades cognitivas e liberação das energias.
Resgatar valores, memória cultural e identidade do nosso povo, e integrando-os na sociedade, sem preconceitos, a fim de preparar o corpo e a mente para a vida.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Despertar o talento que existe em cada um, buscando nas pessoas aquilo que elas têm de melhor.
Criar o nível de consciência crítica das crianças quanto às questões sociais, tais como violência, drogas, entre outros.
Incentivar a prática da capoeira como arte, cultura e meio de integração social, cultural e esportista.

 

JIU- JITSU NO COLÉGIO

As atividades de jiu jitsu no colégio tem por objetivo melhorar a concentração, proporcionar autoestima, disciplina e saúde com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, nesta modalidade busca-se fortalecer a relação de amizade entre os participantes, formar o caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais já formados.

A criança de hoje é o formador de opinião de amanhã. Um bom professor não tem como objetivo formar campeões e sim formar pessoas vitoriosas na vida. Em toda aula e atividade há sempre uma relação muito próxima com a realidade do dia a dia, preparando as crianças para o futuro com responsabilidade e segurança.

BENEFÍCIOS PARA O ALUNO

  • Controle muscular;
  • Aperfeiçoamento do reflexo;
  • Desenvolvimento do raciocínio;
  • Equilíbrio mental;
  • Reforço do caráter e da moral;
  • Fortalecimento da autoconfiança;
  • Respeito aos companheiros;
  • Senso de disciplina e hierarquia;

LIÇÕES PARA A VIDA TODA

  • Não se ganha sempre, mas mesmo na dificuldade existe aprendizado;
  • Os melhores não nasceram bons, eles suaram para conseguir o que queriam;
  • Aprendendo a se defender a criança melhora o seu autocontrole;
  • Companheirismo e amizade, os amigos verdadeiros são para vida toda;
  • Criação do espírito de equipe;
  • É de erro em erro que se atinge a perfeição;
  • Olhar no olho das outras pessoas – não em sinal de desafio, mas, sim, em sinal de respeito, compreensão e igualdade;
  • Hábitos saudáveis, disciplinas e regras;
  • Vencer (na vida ou nas artes marciais) não significa machucar nem pisar em cima de ninguém;

CIRCO E MALABARISMO NO COLÉGIO

O malabarismo pode ser definido como a arte de manipular objetos com agilidade e precisão. Estes objetos são itens que o artista usa para fazer o malabarismo, o qual pode ser feito com bolas, clavas, argolas, tochas, caixas, entre outros.

A arte do malabarismo está presente nos espetáculos de entretenimento das pessoas há milhares de anos, passando pelos espetáculos de rua, palcos de teatros, picadeiros de circos, até chegar às escolas. Os malabaristas impressionam o público pela sua capacidade de manipulação dos objetos, variando as dificuldades: como por exemplo, usando maior número de objetos, com uma mão só, se equilibrando em uma corda bamba ou em um monociclo, etc. O termo não é utilizado somente para objetos lançados ao ar, mas também a outras artes praticadas com diferentes objetos como girar pratos, equilibrar objetos em bastões, ou manusear bastões chineses.

OBJETIVOS

  • Ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do circo.
  • Conhecer e aprender técnicas simples de movimentos presentes nos espetáculos, como acrobacias e malabarismos, observando normas de segurança individual e coletiva.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação corporal, explorando as características expressivas e criativas das práticas circenses.

BENEFÍCIOS

O malabarismo é uma arte que proporciona diversos benefícios para a saúde de quem pratica. O primeiro deles é o aumento da flexibilidade, a melhora da coordenação motora e o aumento da força. Os exercícios com malabares ajudam a ativar ambos os lados do cérebro, que são responsáveis pelo racional e pela criatividade.

O malabarismo trabalha de forma direta com a atenção, a concentração, a respiração, a lateralidade e os reflexos. Além disso, ele é responsável por introduzir o indivíduo adepto dessa arte o senso de ritmo e proporciona uma respiração melhor e mais saudável.

Recomendar ou praticar malabares ajuda a expandir o leque de atividades que proporcionam mais melhorias para a saúde dos seres humanos. Isso porque os exercícios ajudam que o corpo a tomar consciência dos movimentos e ainda contribui no autoconhecimento. Sem dúvida alguma podemos dizer que a arte dos malabares é uma escola para enxergar a vida, com cada vez mais atenção, clareza e controle.

 

 

MÚSICA E VIOLÃO NO COLÉGIO

A Música é um fenômeno universal, é difícil encontrar alguém que não goste de ouvir, cantar e dançar. Sabe-se que ela tem papel primordial no lazer e socialização das pessoas. Ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos além de exercer relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de ideias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.

Tem como objetivos estimular a descoberta de habilidades musicais; reconhecer a sua importância como meio de exploração das potencialidades sonoras do ambiente, passando pela voz; oportunizar a integração através da aprendizagem artístico-cultural.

 

APRENDENDO A TOCAR E A CANTAR

Pesquisas mostram que crianças que têm uma participação ativa na música, tocam ou cantam, são melhores na leitura e na matemática quando começam na escola, pois já estão desenvolvendo partes do cérebro que não seriam desenvolvidas se elas não tivessem iniciado esta atividade.Nesse sentido é importante ressaltar que foi indicado em estudos que o treinamento musical desenvolve fisicamente partes do cérebro que estão relacionadas com o processamento de linguagem e da razão.

Uma criança que começa seu aprendizado em algum instrumento musical é capaz de melhorar a concentração e controle de seus movimentos. Isso porque ela logo percebe que se não tocar as notas na ordem correta, o som não será tão bonito quanto se espera. Além de aprender que não só as notas devem seguir uma ordem pré-determinada, aprende também que os dedos devem estar firmes em posição específica. Estas exigências se transformam em capacidade, depois em habilidade e expandem-se à vida acadêmica, tornando a criança um aluno mais disciplinado.

Pode acreditar, a iniciação em algum instrumento musical pode melhorar, e muito, a autoestima da criança, pois durante a apresentação da música, ela torna-se o centro das atenções e percebe que aquilo que está fazendo é de interesse para outros, aumentando assim a probabilidade de sucesso pessoal. A disciplina que a música provê, especialmente quando trabalhada em grupos, ajuda a criança a trabalhar mais eficientemente no ambiente escolar.

 

O VIOLÃO

Realmente, o violão é o mais prático, além de possuir modelos infantis específicos para certas idades. Pode-se tocar com ele qualquer tipo de música, e é provavelmente o instrumento mais eclético e acessível.

Empreendedorismo

A aula de Empreendedorismo estimula os alunos à auto realização, independência, liderança de pessoas, determinação, habilidade de solucionar problemas e impactarem positivamente a sociedade, serem criativos e terem proatividade.

Nossos alunos são motivados a se tornarem agentes transformadores, a entender que a distância entre seus sonhos e a realização deles, depende de seus próprios esforços e atitudes

Trabalhamos temas como: profissões, carreiras, empregabilidade, educação financeira e empreendedorismo, tendo como parceiro o SEBRAE-SP. Todos os anos realizamos a Feira de Empreendedorismo, em que nossos alunos “montam” pequenas empresas, distribuem cargos, buscam parcerias, pagam um aluguel simbólico da sala que vão ocupar e por fim vendem os produtos e resolvem em comum acordo o que vão fazer com o lucro arrecadado: Confraternizam, pagam por um dia de lazer fora do Colégio com a turma, revertem o valor para ações sociais, etc.

Ética e Filosofia

A disciplina(matéria) Filosofia proporciona ao aluno a prática de análise, reflexão, pensamento argumentativo e crítico reflexivo necessários para exercer a cidadania.As aulas de Filosofia no Ensino Fundamental I e II têm abordagens por temas como respeito, educação digital, cidadania entre outros. Essa formação estimula a capacidade do aluno a tornar-se um cidadão consciente de seus direitos e deveres.

No Ensino Médio, a aula de filosofia exerce o conteúdo curricular com práticas reflexivas, auxiliando os futuros vestibulandos na realização de redação, ocasião na qual o aluno argumenta e apresenta soluções para situações problemas na sociedade.